Como surgiu a ozonioterapia?



O gás ozônio foi descoberto pelo pesquisador alemão Dr. Christian Friedrich Schönbein no ano de 1840, e durante a Primeira Guerra Mundial foi utilizado por médicos alemães e ingleses no tratamento de feridas em soldados, conforme publicado na revista THE LANCET, nos anos 1916 e 1917.

Desde o século XIX, a Ozonioterapia médica era usada na Alemanha, inicialmente, para combater a ação de bactérias e germes na pele humana. Ao final deste período, o uso de ozônio para desinfetar a água potável de bactérias e vírus estava bem estabelecido na Europa continental.

Em 1935, Erwin Payr, um importante cirurgião austríaco experienciou o tratamento com ozônio e apresentou uma publicação de 290 páginas intitulada “O tratamento com ozônio na cirurgia” e este foi o início da Ozonioterapia que conhecemos hoje.

O alemão Hans H. Wolff dedicou sua vida à pesquisa e aplicação do ozônio. Em 1979, um ano antes de sua morte, publicou seu livro “ O Ozônio Medicinal”, no qual apresenta sua pesquisa e prática médica do gás. Ele fundou a Sociedade Médica Alemã de Ozônio, que foi posteriormente renomeada Sociedade Médica para Aplicação Preventiva e Terapêutica do Ozônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
- WhatsApp -